NAP

Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FACHA
Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FACHA


O Núcleo de Apoio Psicopedagógico da FACHA (NAP) atua primordialmente de maneira preventiva para a devida adequação dos processos relacionados ao meio acadêmico.

São os objetivos do NAP:

- promover uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem e suas repercussões no cotidiano do aluno;

- atender aos alunos em dificuldade de aprendizagem e encaminhamento externo - caso necessário;

- orientar o discente em seu processo de formação acadêmica, pessoal e profissional;

- Suporte aos professores para adoção de práticas docentes inclusivas e proporcionar atendimentos breves de cunho psicopedagógico e social, com a finalidade de integração, inserção e reinserção dos discentes no âmbito acadêmico.

O NAP não realiza avaliação psicológica e nem psicodiagnóstico. Os alunos com necessidades educacionais especiais acompanhados pelo núcleo, deverão entregar laudos comprobatórios com nome, endereço e registro profissional de acordo com as suas necessidades dos profissionais da área; ou seja, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas e afins. No caso de transtornos emocionais esse laudo deverá ser renovado a cada semestre ou quando houver uma necessidade.

No início de cada semestre letivo os coordenadores recebem a listagem dos alunos declarantes com suas grades de disciplinas e encaminham para os respectivos professores.

De posse dessa listagem cada docente terá o conhecimento no início das aulas a existência de aluno declarante acompanhado pelo NAP e de acordo com as peculiaridades de cada disciplina terão o suporte para adoção de práticas docentes inclusivas, caso o professor perceba que determinado aluno precisa de atendimento do NAP, poderá entrar em contato com a Coordenação do Curso e com o respectivo núcleo para o encaminhamento

Sob responsabilidade da professora e psicóloga Maria Cristina da Costa Chagas Helena (CRP- 05 4755)

Contato para agendamento: cristina.chagas@facha.edu.br

Fotos e Vídeos

imagem de fundo depoimentos

Depoimentos Produção