Metodologia Baseada em Projetos
As metodologias ativas de aprendizagem são técnicas pedagógicas que se baseiam em atividades instrucionais, capazes de engajar os estudantes e, de fato, se tornarem protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento. Ou seja, são metodologias menos baseadas na transmissão de informações e mais no desenvolvimento de habilidades.
O estudante é instigado a participar da aula, por trabalhos em grupo ou discussão de problemas. Ele é, assim, retirado de uma posição cômoda, puramente receptora de informações, para um contexto em que poderá desenvolver novas competências, se tornando o centro do processo de ensino-aprendizagem. Com isso, o estudante desenvolve a iniciativa, a criatividade, a criticidade reflexiva, a capacidade de autoavaliação, cooperação.
A UNIFACHA adota diversas metodologias ativas de aprendizagem, tais como casos de ensino, aprendizagem baseada em problemas, jogos, simulações, estudos de caso, design thinking, team based learning e, em especial, a aprendizagem baseada em projetos.
A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa modelo de ensino que permite que os estudantes encarem desafios do mundo real que consideram significativos, definindo como abordá-los e, então, agindo de forma colaborativa na construção de soluções.
O objetivo da UNIFACHA com a adoção de metodologias ativas é fazer com que o estudante deixe de ser um agente passivo e se transforme no protagonista do seu processo de aprendizagem, ativo na construção do saber e no desenvolvimento de competências. Através da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, o estudante é convidado a participar com suas opiniões e ideias para promover transformações nas empresas e na sociedade em geral. O professor trabalha em conjunto com o estudante para compartilhar conceitos e estimular o pensamento crítico.