NEAD

O QUE É? 

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) é o órgão responsável pela coordenação administrativa e tecnológica das atividades de educação a distância na Instituição, em extensão, graduação e pós-graduação, e tem como objetivos desenvolver ações que suportem os elementos de ensino a distância presentes no currículo.

 

QUAL É A SUA FINALIDADE?

Entre as finalidades do NEAD, vale destacar:

  • Valorizar o papel da Educação a Distância na implantação e suporte de novas tecnologias que promovam uma nova cultura educacional, comprometida com a formação do educando em múltiplas linguagens, com a ampliação dos espaços educacionais e dos domínios do conhecimento.
  • Contribuir, por meio da disseminação de programas, conhecimentos e tecnologia aplicada à Educação a Distância, para a melhoria da qualidade e ampliação das possibilidades de acesso ao ensino superior.
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do ensino presencial, incorporando a este, recursos pedagógicos e tecnológicos próprios da educação a distância.
  • Realizar atividades de suporte ao processo de ensino, que envolvem a criação de conteúdos para professores, biblioteca digital, chats, serviço de acesso à Internet para discentes e docentes através do ambiente virtual de aprendizagem ? AVA.

Cabe ainda ao NEAD:

  • Participar da qualificação dos docentes e tutores para atuarem em EAD.
  • Assessorar e dar suporte a todas as iniciativas e experiências em EAD, no âmbito das IES.
  • Propor normas de organização, gestão e avaliação da EAD no âmbito das IES.
  • Promover congressos, simpósios e similares sobre assuntos relacionados com EAD.
 

COMPOSIÇÃO DA NEAD

Em relação à equipe multidisciplinar, esta é composta por colaboradores de diferentes áreas de conhecimento: a área pedagógica, com a coordenação pedagógica do EAD, coordenadores de curso, designers instrucionais, equipe de audiovisual, e pela área tecnológica educacional e área de serviços, composta por profissionais que tem o foco em acompanhar alunos e tutores, para oferecer a melhor experiência a todos os envolvidos.

Os materiais didáticos dos cursos, das diversas áreas do conhecimento que compõem os semestres são planejados e elaborados com a colaboração da equipe multidisciplinar, de modo a atender à bibliografia aderente à formação do aluno, proporcionar a disponibilização do conteúdo em diferentes mídias e recursos, com uma linguagem adequada ao perfil dos estudantes, oferecendo apoio e suporte pedagógico ao professor na construção desse material.

A equipe tem como objetivo discutir a aplicação e aprimoramento das tecnologias educacionais, inovação de produto e de processos, acessibilidade e metodologias, sempre com foco no aluno e na aprendizagem. Além disso, reuniões periódicas são realizadas para discussão e atualização dos temas relacionados ao objetivo a ser alcançado.

A gestão leva em consideração as análises dos cursos, de suas matrizes curriculares, do ambiente interno, da avaliação diagnóstica, formativa e somativa para a definição de sua expansão, assim como o apoio ao desenvolvimento das disciplinas online dos cursos de graduação e pós-graduação online. Oferece também apoio pedagógico e metodológico online para os cursos presenciais da instituição.


Saiba Mais