COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

O QUE É? 

 

Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma comissão interna da instituição, responsável por coordenar a autoavaliação institucional, desde a elaboração do método, passando por sua implementação e sistematização dos resultados, até a elaboração do Relatório Anual de Avaliação Institucional, que subsidia os Planejamentos Administrativo e Pedagógico da Instituição e é usado pelo INEP/MEC para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades.

A autoavaliação está em obediência à Legislação de Ensino Superior do MEC que estabelece o Sistema de Avaliação da Educação Superior - SINAES (Lei N°10.861 de 14/04/2004, Portaria MEC Nº 2.051 de 09/07/2004 e Decreto Nº 5.773, de 09/05/2006). 
 

OBJETIVO GERAL 

 

Desenvolver e utilizar um Programa de Autoavaliação Institucional capaz de gerar e analisar dados para formulação de subsídios nas dimensões políticas, acadêmicas e administrativas, com foco na melhoria de processos, acompanhamentos e desenvolvimento de estratégias do processo de ensino e aprendizagem, além da manutenção e elevação da qualidade dos produtos oferecidos.
 

COMO É FORMADA A CPA? 

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está prevista na Lei Nº 10.861, de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), prevê em seu Art. 2º, inciso IV, que a avaliação institucional deverá assegurar a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações. Na FACHA, temos também a representação da Coordenação Acadêmica e dos alunos egressos.
 

O QUE É AVALIADO PELA CPA? 

 

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é elemento obrigatório para todas as instituições de ensino superior do País e tem por objetivo avaliar a IES (Instituição de Ensino Superior) de forma autônoma, apresentando seu Relatório Anual de Avaliação Institucional para o dirigente institucional e para o INEP, possibilitando à IES o aperfeiçoamento de seus processos internos.
 

POR QUE É IMPORTANTE AVALIAR? 

 

A avaliação própria é um processo contínuo com o qual a Instituição adquire conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. 
 
As informações obtidas a partir das Avaliações elaboradas pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) comporão um Relatório Anual de Avaliação Institucional. A partir dele, a FACHA identificará seus pontos positivos (elementos da instituição considerados vantajosos, ou seja, suas boas práticas) para socializar e reconhecer internamente, assim como os negativos (inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados). O objetivo é buscar a melhoria contínua. 
 

COMPOSIÇÃO DA CPA

 
Responsável
Cargo
Flavia DAlbergaria Freitas 
Coordenadora
Anna Beatriz dos Santos Oliveira Tomé 
Representante Discente
Magda Lucia Valente Muniz  Representante Docente 
Regina Maria dantas Chaves do Lago Representante Técnico Administrativo 
Daniélis Farias Heringer de Oliveira   Representante Egressos 
Eron José Dias Barcellos  Representante da Mantenedora 
Paula Schlemm Borgli Massena   Represente da Sociedade Civil 

 

CONTATO

E-mail: cpa@facha.edu.br


CONFIRA OS RELATÓRIOS


Relatório CPA 2020

Relatório CPA 2021

Relatório CPA 2022